sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Artigo de opinião - Tema :Minha escola tem história.

A história da minha escola

            Em 05 de Dezembro de 1971, foi fundada na cidade de Sertãozinho, Estado de São Paulo, a escola “Drº Antônio Furlan Júnior”, um presente que nos foi dado, resultado de batalha e conquista de um grande médico e também vereador daquela época, além do mais, essa vitória foi transformadora para a vida de muitos que passaram por ela, pois fizeram e participaram dessa história é o que nos contou um ex-aluno de 1981.
            Embora, doutor Antônio Furlan fosse médico, era bastante atuante na política e também muito zeloso com a educação, percebendo que a cidade necessitava de mais escolas, batalhou para que esta fosse implantada, usou toda a sua garra e conseguiu assegurar a toda população sertanezina o direito de estudar e progredir.
            O ex-aluno Marcelo Pelegrini, informou-nos que em sua adolescência fez parte do quadro de alunos da escola Furlan e tem muito orgulho disso, revelou que tinha um ótimo relacionamento com todos os funcionários e professores, relações que sustenta até os dias atuais, contou que o uniforme naquele tempo era uma calça jeans e um jaleco branco, lembrou-se de como era a estrutura da escola, apesar de não ter sofrido grandes mudanças, apenas as lousas mudaram de posição e outros pequenos detalhes.
            Marcelo disse que sempre vem à escola em épocas de eleições e diz que é sempre bom voltar à escola em que estudou, tem muitas lembranças boas daquela época, onde todos os jovens tinham o mesmo interesse em estudar para ter um brilhante futuro, hoje ele é contador e comerciante na cidade, casado também com uma ex- aluna da escola Furlan.
            Em virtude desses fatos, somos levados a compreender toda essa história que fez parte do nosso patrimônio, por isso, desejamos que a escola que nos foi deixada permaneça sempre acolhendo e desenvolvendo projetos no sentindo de contribuir para um ensino cada vez melhor ,que continue formando pessoas, como os exemplos de alunos que por aqui passaram e que as gerações vindouras possam também desfrutar desta grande riqueza, todas as pessoas deveriam conhecer melhor a história de origem e sucesso que foi e continua sendo a nossa escola.

           Texto coletivo: produzido por alunos dos 3º anos – Reforço nas férias.

           Professora: Luciléia Ribeiro

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

“Minha escola tem história”

      Em 05 de Dezembro de 1971 foi fundada na cidade de Sertãozinho, Estado de São Paulo, o Colégio Estadual “Doutor Antônio Furlan Júnior”, na Rua Humberto Ortolan, número 183, no bairro Jardim Bela Vista.
        A escola recebeu o nome de “Doutor Antônio Furlan Júnior” em homenagem ao médico e político que batalhou e influenciou positivamente para que a cidade recebesse mais esse presente, sendo assim, tornou-se Patrono deste Colégio.
       No ano de sua fundação a escola possuía 17 professores, o diretor era José Negri e os secretários eram Santo Corneta e Carmo Fontana Rosa Filho e tinha Maria Aparecida Pavan Braz como servente, a escola atendia 842 alunos distribuídos em 21 turmas, o prédio possuía 8 salas, sendo que 06 funcionavam no período da manhã, 07 no período da tarde e 08 salas no período da noite, as turmas tinham em media 40 alunos.
        Nessa época as disciplinas trabalhadas foram:  Educação Moral e Cívica, Música, Francês, Ciências, Desenho, História, Geografia, Educação Física e Português, também eram trabalhados projetos como: Campanha de arrecadação de óculos, jantares beneficentes, campeonatos esportivos, comemorações dos aniversários dos alunos e Excursões.
        Hoje minha escola continua muito boa, com alunos, professores e funcionários empenhados a dar continuidade nessa história, portanto, espero que a escola Furlan continue sempre sendo exemplo de respeito e educação.

      Texto coletivo: produzido pelos alunos do 9º ano 
Professora: Rosana Bombonato Colombo