segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

REORGANIZAÇÃO DOS CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL


Reorganização da Progressão Continuada

Em 2014, a rede estadual de São Paulo passará a ter três ciclos no Ensino Fundamental. Com a mudança no sistema de progressão continuada, essa fase da escolaridade passará a ser dividida em três etapas: do 1ª ao 3º ano, do 4º ao 6º ano e do 7º ao 9º ano. A medida mudará a vida escolar de 2,5 milhões de estudantes. A reorganização da progressão continuada foi pensada em conjunto com os servidores da rede estadual de ensino, durante mais de 70 reuniões, iniciadas pelo secretário Herman Voorwald em 2011. As conversas resultaram na elaboração de um documento, que serviu de base para a construção do novo plano de ensino.
“Trata-se de um projeto construído em conjunto com os nossos educadores, a partir da percepção real daqueles que conduzem as ações e a rotina escolar dentro da sala de aula. Ouvir a rede era o principal requisito para a elaboração e implantação de uma nova proposta”, afirma o secretário Herman Voorwald. Atualmente, o Ensino Fundamental está dividido em duas etapas, os anos iniciais, do 1º ao 5º ano, e os anos finais, do 6º ao 9º ano.  Com a nova formatação em três ciclos, os estudantes poderão ficar retidos três vezes ao longo do Ensino Fundamental, ao final de cada uma das etapas. Esses estudantes passarão por uma recuperação intensiva, ao longo de um ano, onde farão a revisão dos conteúdos com estratégias pedagógicas diferenciadas e específicas, de acordo com as suas necessidades.

A nova estrutura irá permitir o acompanhamento permanente do aluno ao longo dos ciclos, também, por meio das novas ferramentas de recuperação escolar, como a recuperação contínua, na qual as classes contam com um professor-auxiliar, que dá suporte ao docente titular para o atendimento dos jovens com necessidade de reforço.

Atualmente, mais de 149 mil estudantes da rede estadual passam por alguma modalidade de recuperação. Na “intensiva” são atendidos 22 mil alunos. Já na modalidade “contínua”, 31 mil professores-auxiliares dão suporte para os docentes titulares na recuperação imediata do conteúdo para 127 mil alunos.

Além disso, ainda são realizadas a recuperação nas férias escolares, que atendeu 70 mil estudantes no último mês de julho, e o reforço aos sábados, que somente em outubro foi indicado para 215 mil jovens.

Com os ciclos menores aliados às ferramentas de reforço, o acompanhamento dos estudantes ao longo do Ensino Fundamental será ainda mais efetivo. Dessa forma, o aluno que tiver dificuldade durante o processo de aprendizagem terá ainda mais oportunidades para recuperar o conteúdo. “O pressuposto da progressão continuada está mantido e é a nossa diretriz, pois perseguimos a meta de que todos os alunos aprendam, com os recursos necessários para suas especificidades”, explica Maria Elizabete da Costa, coordenadora de Gestão da Educação Básica (CGEB).

A partir de 2014, a Avaliação de Aprendizagem em Processo da rede estadual ocorrerá ao final de cada bimestre. O exame é utilizado pelos educadores para analisar o nível de aprendizado dos estudantes e, com isso, traçar estratégias e metas para garantir o desenvolvimento dos alunos.

A rede estadual paulista conta ainda com um currículo unificado, que permite que os estudantes em todo o Estado aprendam os mesmos conteúdos, além de avaliações permanentes e Boletim Escolar publicado ao final de cada bimestre. Um levantamento recente aponta que 61% dos pais acompanham o boletim de seus filhos.
 
 

ENTREGA DOS KITS DE MATERIAL ESCOLAR 2014


Educação entrega kit com material escolar aos 4 milhões de alunos da rede estadual

Nesta segunda-feira (27), mais de 4 milhões de alunos voltam às aulas e a Secretaria da Educação do Estado recepciona todos os estudantes com a entrega de um kit totalmente gratuito, composto por lápis, caneta, borracha, caderno, régua, lápis de cor e instrumentos de geometria. O secretário da Educação, professor Herman Voorwald, esteve na Escola Plínio Caiada de Castro Júnior, na zona leste da capital, para dar início à distribuição do material escolar e anunciar novidades para 2014.

O investimento de R$ 124 milhões para aquisição dos kits proporciona economia às famílias - nas papelarias o preço médio dos materiais chegaria a R$ 100. Além disso, a partir deste ano, de maneira inédita, todos os cerca de 24 mil professores que lecionam para os anos iniciais, do 1º ao 5º ano, e os 650 mil alunos destas séries vão receber um novo material para o aprendizado de matemática.

A Secretaria adotou este ano um calendário especial por causa da Copa do Mundo. A alteração foi elaborada para manter os 200 dias letivos preconizados, sem que o campeonato interfira na rotina escolar. Por isso, o retorno dos estudantes às aulas foi antecipado para o final de janeiro e as férias do meio do ano acontecem entre 12 de junho e 13 de julho, período dos jogos de futebol.

"Para 2014, projetamos avanços, com investimentos em novos instrumentos de aprendizagem, renovação de equipamentos e o compromisso de sempre fortalecer o ensino da maior rede do País", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald. 

Este ano também, a Secretaria vai aumentar a frequência da avaliação diagnóstica - um sistema que mapeia conhecimentos em língua portuguesa e matemática e oferece um panorama de aprendizagem personalizado de cada aluno. Até 2013, esta avaliação era semestral e agora passa a ocorrer bimestralmente.

Também de maneira inédita, os alunos vão vivenciar as mudanças na Progressão Continuada anunciadas em 2013. Após três anos de estudos e reuniões realizadas com mais de 20 mil profissionais, a Secretaria estabeleceu a ampliação de dois para três ciclos no Ensino Fundamental. Isso significa que, a partir de agora, a possibilidade de retenção dos estudantes, que acontecia no 5º e 9º ano, passará a ocorrer no 3º, 6º e 9º ano.

BEM - VINDO 2014


RECEITA DE ANO NOVO


Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens? passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Carlos Drummond de Andrade ANDRADE, C. D. Receita de Ano Novo. Editora Record. 2008.

INÍCIO DAS AULAS NA SEGUNDA-FEIRA, DIA 27/01/2014


ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS RETORNAM ÀS AULAS NESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 27/01/2014.

 

Nesta segunda-feira (27), os mais de 4 milhões de alunos da rede estadual voltam às aulas em todo o Estado de São Paulo. A primeira orientação para as crianças, adolescentes e responsáveis é ficar atento ao calendário.

Neste ano de Copa do Mundo no Brasil, a Secretaria DA EDUCAÇÃO DO Estado de São Paulo elaborou um cronograma especial e o início das aulas antes tradicionalmente marcado para o primeiro dia letivo de fevereiro foi antecipado. As férias do meio do ano também acontecem mais cedo, entre 12 de junho e 13 de julho, período dos jogos. Em outubro os alunos terão uma semana de recesso (13 a 19). A alteração mantém os 200 dias letivos preconizados e ainda diminui as interferências do campeonato na rotina das 5 mil unidades escolares.

Além de prestar atenção nas datas, os estudantes precisam organizar o tempo. O corpo humano demora alguns dias para se adaptar às mudanças na rotina. Por isso, especialmente para os alunos que estudam no período matutino, a sugestão é já dormir mais cedo e colocar o despertador para o horário em que é preciso acordar para as aulas durante o sábado e domingo.

Para os pais e responsáveis, a orientação é que eles possam aproveitar o último final de semana e, junto com os filhos, organizarem estratégias para participar da vida escolar das crianças e jovens. "A participação da família é fundamental para o ensino e a Secretaria oferece vários mecanismos, como reuniões de pais e mestres periódicas, boletins escolares bimestrais na versão online e impressa, além de um canal sempre aberto entre direções escolares e família", afirma a diretora do Centro de Planejamento e Gestão do Quadro do Magistério da Coordenadoria da Educação Básica (CGEB) da Secretaria, Eunice Turrini.

A indicação é para que os alunos não deixem para a última hora a preparação do material, como roupas, cadernos entre outros. A falta de preparo pode provocar atrasos.  Todos podem aproveitar ainda os últimos dias para elaborar um cronograma de estudos para o ano letivo, e também não perder oportunidades de cursos gratuitos, como inglês online e cursinho preparatório para o vestibular, oferecidos pela Secretaria.