segunda-feira, 22 de julho de 2013

O nosso Patrono


Dr. Antônio Furlan Júnior
     
         Um médico muito conhecido na cidade de Sertãozinho/SP, Dr. Antônio Furlan Júnior, nasceu em Charqueada, município de Piracicaba em 5 de Outubro de 1893. Filho de Dona Joana Lotter Furlan e do Sr. Antônio Furlan, que foi o fundador da Vila de Charqueada. Aos 9 anos de idade, por motivo de saúde foi à Itália, onde permaneceu por 4 anos e fez o curso primário em Milão. Regressando para o Brasil cursou o ginásio no antigo e conhecido Colégio São Luiz de Itú. Diplomou-se pela Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. Após clinicar um ano na Capital do Estado, ingressou na "Comissão Rockfeller". Fez curso de especialização como sanitarista. Foi encarregado de organizar os Postos Municipais de saneamento no Estado de São Paulo, após trabalhar nas cidades de Bragança e Orlândia, veio definitivamente para Sertãozinho em 1921, onde realizou 11 mil tratamentos contra verminose, classificou os anofelinos do município e levantou o mapa dos focos do impaludismo. Naquela época a cidade era infestada pelos mosquitos, Dr. Antônio Furlan Júnior empreendeu gratuitamente uma intensa e bem organizada campanha contra mosquitos, conseguindo após um mês de trabalho baixar a 0,2% o índice anofelínico da cidade. Deixando a "Comissão Rockfeller", iniciou em Sertãozinho a sua atividade clínica, dando começo à fase cirúrgica na cidade. Instalou a Casa de Saúde Santa Terezinha, prestando serviços relevantes a doentes não só de Sertãozinho como de alguns municípios vizinhos.
Casou-se no dia 13 de junho de 1923 com Dona Albertina Franco do Amaral. Tiveram de seu consórcio duas filhas e dois filhos. Dr Antônio Furlan Júnior foi o protótipo do médico caridoso, exercendo com o maior desprendimento o sacerdócio dentro da sua abnegada profissão, razão porque era profundamente estimado pela população do nosso município, que mui justamente o cognomina de o “pai da pobreza”. Foi eleito várias vezes vereador e exerceu também o cargo de Presidente da Câmara Municipal.
      Católico fervoroso e praticante, foi um dos fundadores da Congregação Mariana de Sertãozinho e membro da Sociedade de São Vicente de Paula, prestando-lhe serviços médicos como Diretor Clínico do Ambulatório Médico-Farmacêutico que organizou e instalou na Casa Sede da Sociedade. Sempre fez parte do corpo médico da Santa Casa, onde prestava seus serviços gratuitamente. Dr. Furlan possuía uma vasta cultura e um espírito de incansável batalhador para as causas relacionadas a cidade de Sertãozinho e para o bem da sua coletividade. Por ocasião dos 50 anos do município, dirigiu e publicou, juntamente com inúmeros colaboradores, o único "Documentário Histórico de Sertãozinho"
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário