domingo, 22 de setembro de 2013

Reunião de pais

A Escola Drº Antônio Furlan Júnior promoveu a reunião de pais do 2º bimestre de 2013, o objetivo desta reunião é manter o diálogo constante com os profissionais que participam da educação de seus filhos, assim a família se sente mais segura, pois a relação entre a escola e os pais se estreitam e acontece a  cooperação com o aprendizado dos alunos. Do ponto de vista social, estar presente nas reuniões também traz benefícios aos pais e, consequentemente, ao aluno, pois a troca de vivências é grande. É importante que os pais dos alunos se conheçam e troquem experiências e, nesses momentos de reuniões, há uma abertura equilibrada para tal ação.

Pais, vocês ajudam nossa escola a fazer um ensino de qualidade para seu filho, fortalecendo nossa parceria. Por isso, participem  sempre! 










Apresentação do livro Vidas Secas de Graciliano Ramos

Vidas Secas é uma das obras literárias abordadas no vestibular da Unicamp e Fuvest de 2014, pensando nisso a professora Luciléia, de Língua Portuguesa, trabalhou junto com os alunos do 3ºD a análise da obra. O resultado final foi a encenação da obra literária que contou com o envolvimento interdisciplinar de outros professores como, Geografia, Arte, Inglês e Física.

O livro relata a história de uma família de retirantes que vivem no sertão nordestino, onde a terra é seca e a chuva escassa.
Sinhá Vitória, seu marido Fabiano, seus dois filhos e a cadela Baleia, se arrastam numa peregrinação silenciosa buscando melhores condições de sobrevivência, uma terra para plantar e assim tentarem ter perspectiva de alcançarem seus sonhos.
O livro retrata a realidade de muitas famílias que vivem no sertão e começam sua caminhada em busca de uma vida melhor.


















Visita ao Sesc - Exposição Daniel Munduruku

Os alunos da Escola Drº. Antônio Furlan Júnior, visitaram a exposição "Tirando de Letra", no Sesc de Ribeirão Preto. Os visitantes puderam interagir com os trabalhos de Daniel Munduruku, escritor representante das sociedades indígenas brasileiras. 

O objetivo da exposição é estimular a leitura dos visitantes, por meio de recursos cenográficos e lúdicos. 
De acordo com as professoras de Arte, Elisângela e Regina, foi uma oportunidade de ensinar mais sobre os povos nativos do país. "É uma forma de valorizarmos os diferentes costumes existentes e adicionar cultura no dia a dia dos nossos alunos", afirmam. A exposição apresentou a vida e a obra de Daniel Munduruku, colocando os visitantes em contato direto com os temas abordados pelo autor. A exposição lembra, a todo o momento, que as comunidades indígenas estão vivas e se organizam para manterem suas raízes, suas tradições e suas crenças.















sábado, 21 de setembro de 2013

Visita ao Observatório

Os alunos da Escola Drº. Antônio Furlan Júnior tiveram a oportunidade de realizar um passeio cultural ao Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica . 
A proposta foi muito interessante, eles puderam observar por telescópios especialmente equipados, os telescópios permitem uma visão da camada atmosférica mais brilhante - a fotosfera. O evento aconteceu na cúpula do telescópio refrator Grubb do Observatório, que fica no Campus 1 em São Carlos.














Festa Agostina

A Escola Drº. Antônio Furlan Júnior promoveu no mês de agosto "A Festa Agostina". O evento englobou a Festa Junina e a comemoração do Folclore, essa iniciativa faz parte da rotina do aprendizado dos alunos que vivenciam a importância das tradições destas festas nas escolas.
Durante o evento os alunos apresentaram a dança de quadrilha, contações de histórias, danças típicas, músicas, caracterizações de personagens folclóricos, exposições de brinquedos ,concurso de pipas, receitas caseiras, ditados populares, trava línguas e muito mais. 
Agradecemos à participação de toda a equipe diretiva, alunos e parceiros, juntos preparamos uma grande festa envolvendo os alunos e todos os funcionários da escola, foi um dia recheado de atrações culturais, show de beleza e sabores.