A Conferência
Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - CNIJMA é um instrumento
voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades
a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora.
Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para
debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes
que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.
Envolver
estudantes, professores, juventude e comunidade no enfrentamento do desafio de
construirmos juntos uma sociedade brasileira educada e educando ambientalmente
para a sustentabilidade: esta é a tarefa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental,
representado pela Diretoria de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do
Meio Ambiente (MMA) e pela Coordenação Geral de Educação
Ambiental (CGEA) do Ministério da Educação (MEC). A
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada por adesão espontânea
das escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental, representa um marco na
política de Educação Ambiental do país.
A primeira
edição, em 2003, envolveu 15452 escolas e mobilizou 5.658.877 pessoas em 3.461
municípios em todo o país; a II Conferência , em 2005/2006 atingiu 11.475
escolas e comunidades e 3.801.055 pessoas em 2.865 municípios. A III CNIJMA, em
2008/2009, aconteceu em 11.631 escolas, envolvendo mais de 3,7 milhões de
participantes em 2.828 municípios, debatendo o tema das Mudanças Ambientais
Globais e assumindo responsabilidades.