sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Projeto "Crotalaria contra a Dengue!" rumo à IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - Etapa Regional



Crotalaria contra a dengue!

JUSTIFICATIVAS


A dengue já se transformou em epidemia em 33 cidades do interior de São Paulo, isto somente no ano de 2013. A cidade de Ribeirão Preto decretou estado de emergência. De janeiro a março foram registrados 3.409 casos. No ano passado, no mesmo período, foram 98 casos. As unidades de pronto atendimento da rede pública ficam lotadas, e o atendimento aumentou quase 50% no último mês. É a oitava epidemia de dengue na cidade, a quarta nos últimos cinco anos. Em 2010 houve nove mortes, e em 2011 a doença matou 12 pessoas. Quase cinco mil pessoas foram infectadas pela dengue também em São José do Rio Preto. A situação é bastante preocupante e a prefeitura já decretou estado de emergência desde o fim do mês de março. Três pessoas morreram, entre elas uma criança de 9 anos. As salas de espera ficam lotadas nas unidades de saúde e as pessoas esperam até quatro horas por atendimento. Por causa disso a prefeitura montou tendas do lado de fora, dobrando a capacidade da unidade. Em todo o país, mais de 700 mil pessoas já foram infectadas. Diante deste quadro onde a epidemia de Dengue atingiu nossa região e município, inclusive com vários casos da doença atingindo nossos alunos, pensou-se em criar um projeto que abrangesse o tema em questão de forma a promover a prevenção e o combate à Dengue.


OBJETIVOS


A planta Crotalaria juncea é uma leguminosa, geralmente usada para adubação verde e controle de nematóides nos solos e que atrai as Libélulas, insetos voadores que se alimentam das larvas e adultos do mosquito Aedes Aegypti, trasmissor da Dengue. O projeto tem por objetivo distribuir e plantar as sementes da Crotalaria juncea juntamente com os alunos, professores, funcionários e comunidade do entorno da escola.Com o plantio da Crotalaria em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive nas margens dos rios, ela atrai a Libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes. Com isso, pode-se ampliar o controle sobre a transmissão da Dengue, pelo controle do inseto transmissor.  O projeto “Crotalaria contra a Dengue!” visa ainda o estudo do ciclo de vida da Libélula, do mosquito Aedes Aegypti, a rotação de culturas, a adubação verde, o controle biológico de pragas e, acima de tudo, a conscientização dos nossos educandos a respeito da importância da erradicação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. O uso da Crotalaria juncea não dispensa os cuidados de cada morador com o seu ambiente doméstico e do governo local com os espaços públicos, mas é uma ajuda importante e ambientalmente adequada além de fornecer a beleza das flores e das libélulas em nossos jardins, vasos e quintais.

METAS


A meta é atingir o plantio das sementes da Crotalaria juncea ao redor de toda a escola, nas casas de nossos alunos e nas residências do entorno da unidade escolar. Além disso espera-se que os alunos compreender o ciclos reprodutivo da Libélula e do mosquito Aedes Aegypti, as formas de evitar a transmissão da Dengue erradicando os criadouros do mosquito Aedes; como também conceituar a Adubação Verde, Rotação de Culturas e o Controle Biológico de certos tipos de pragas. 

CRONOGRAMA 

O projeto percorrerá os meses de setembro, outubro e novembro de 2013, ou seja, será realizada em aproximadamente três meses.

 
PROCEDIMENTOS 

  • Pesquisa sobre o vegetal Crotalaria juncea;
  • Estudo do ciclo de vida da Libélula;
  • Estudo do ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti;
  • Estudo do conceito de Adubação Verde, Rotação de Cultura e Controle Biológico de pragas;
  • Separação das sementes em pequenos pacotes com 05 sementes cada;
  • Confecção do folheto explicativo sobre a Crotalaria juncea e o modo correto de plantio da mesma;
  • Distribuição das sementes à comunidade escolar;
  • Plantio de sementes de Crotalaria juncea no entorno do prédio da escola;
  • Irrigação das mudas de Crotalaria juncea;
  • Erradicação de qualquer possível criadouro do mosquito transmissor da Dengue nas dependências da escola;
  • Conscientização da comunidade escolar acerca da responsabilidade de cada cidadão em não deixar que algum recipiente fique descoberto ao ar livre acumule água e possa tornar-se um criadouro potencial do mosquito Aedes Aegypti. 

EQUIPAMENTOS/MATERIAIS/SERVIÇOS UTILIZADOS 

  • Sementes de Crotalaria juncea;
  • Livros didáticos;
  • Computadores da Sala de informática.
  • Papel sulfite;
  • Grampos e grampeador;
  • Saquinhos plásticos pequenos;
  • Terra;
  • Água.
RECURSO FINANCEIRO NECESSÁRIO 

O Projeto “Crotalaria juncea contra a Dengue!” contará com o patrocínio da Usina Santo Antônio, de Sertãozinho-SP, que gentilmente doou 40 kilos de sementes de Crotalaria juncea para a realização do projeto ambiental elaborado pela escola. Os saquinhos plásticos serão adquiridos com verba própria cedida pela escola e o restante dos materiais a serem utilizados já existiam previamente na escola.

AVALIAÇÃO 

Antes da execução do projeto a escola possuía um número considerável de alunos que já haviam tido Dengue ou que tinham algum parente que teve a doença. Por isso o tema despertou o interesse de todos que querem prevenir-se da doença. Os conhecimentos conseguidos através do estudo do tema em sala de aula teve uma excelente repercussão tanto nos alunos como em suas famílias. A questão do controle biológico gerou uma discussão sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos nas plantações. Como o projeto encontra-se em processo de realização, ainda não obtivemos o resultado esperado em relação à prevenção da dengue na comunidade escolar.  

BIBLIOGRAFIA
 




 

 

 

 

Um comentário: