sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

AT1 - 0T- O PAPEL DA INCLUSÃO DIGITAL NA GESTÃO ESCOLAR


   Vivemos em um cenário social que pede transformações de hábitos e modos de trabalho e aprendizagem, que incluem constantemente novos desafios e necessidades que requerem a utilização de tecnologias de informação e comunicação( TIC's).
   Sendo a escola um local que tem o grande desafio de democratizar o acesso a tais tecnologias, que favoreçam a inclusão digital, não poderia ser diferente o olhar do gestor das unidades educacionais em relação ao uso das novas tecnologias no ambiente escolar. Tal tarefa aparentemente nada fácil, nem do ponto de vista pedagógico, nem do ponto de vista administrativo, mostra que ainda há um espaço entre a compreensão da necessidade desse uso e a implementação efetiva dessas novas tecnologias na escola.
   A informática é um apoio educacional de grande relevância, apesar de sua implantação ser complexa, proporciona um apoio extremamente importante no processo de mudança social. A educação necessita de recursos que desperte o aluno a aprender, e o computador é um deles, porque além de ter aspectos visuais, sonoros, imagens com movimentos oferecem um vasto campo de pesquisa através da internet.
    Com a garantia da inserção das novas tecnologias dinamizamos o dia a dia escolar a medida em que pequenas ações vão se somando e produzindo uma escola mais funcional e prática, o que torna a gestão menos complexa.
    A dificuldade dos profissionais em geral em lidar com tais tecnologias, acaba passando a impressão negativa sobre seus usos, que ao contrário só trazem benefícios à escola, partindo do pressuposto que com o uso das TIC's ocorre a simplificação de tarefas que à primeira vistas seriam burocráticas. É preciso que o educador atribua sentido aos equipamentos em seu trabalho.
     É possível visualizarmos um lado inovador e transformador no uso das TIC's na educação, bem como a possibilidade de se viabilizar projetos, de forma diferente das utilizadas geralmente no âmbito escolar.
    Quando nos reposicionamos em relação ao uso das novas tecnologias, garantimos a inclusão digital e trabalhamos em busca de uma efetiva educação de qualidade, ao mesmo tempo que articulamos uma maneira de dialogar com a comunidade escolar de forma criativa e transparente.
    Garantir a inclusão digital apenas aos nossos alunos, não efetiva a prática da inclusão digital na gestão democrática , é relevante envolvermos a todos os atores, a toda comunidade escolar.
Cabe ao gestor o papel de criar e manter condições para o desenvolvimento deste trabalho, e assim com abertura da Sala do Acessa da escola ao uso dos alunos e professores, com o estabelecimento de parcerias estratégicas com a comunidade e a disponibilização de recursos tecnológicos aos professores e aos alunos , asseguramos Inserção das TIC's nos projetos pedagógicos da escola. Na realidade, enquanto não admitirmos a necessidade de a Educação inovar-se continuamente, estaremos distantes da Educação de qualidade e inclusiva que atenda às demandas sociais.
    O gestor não precisa ter um grande domínio da tecnologia para implementar essas ações e gerir esse plano, mas precisa ter sensibilidade para procurar na própria escola e na comunidade as pessoas que têm uma proximidade maior com essas tecnologias e delegar a elas as tarefas que requerem implementações práticas. Cabe ao gestor o papel de criar e manter condições para que essa equipe possa trabalhar com autonomia e disponibilidade de recursos, sendo o ingrediente fundamental para o sucesso desse projeto apenas a predisposição dos gestores ao uso das TICs.
    Mesmo disponibilizando o acesso a rede, com o uso dos computadores e e internet da escola, esbarramos na dificuldade que a falta de formação tecnológica traz, podendo gerar segregação invés de inclusão.

    Na verdade, as escolas não exploram , mas precisam explorar todo o potencial que a tecnologia oferece e  segundo Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida "É nesse contexto que surge a importância da formação não só para o professor mas também para os funcionários, para que a tecnologia não seja utilizada só em sala de aula, mas faça parte do coletivo." É preciso  atribuirmos sentido ao uso dos equipamentos em nosso trabalho.
   Por isso, é importante que a capacitação dos educadores e gestores para o uso da mídia se dê em conjunto com a comunidade escolar. Para Ismar, "não é com base na tecnologia que nasce o aprendizado, mas com uma gestão participativa do processo".
   Cientes da importância do uso da informática na sociedade atual, disponibilizamos os recursos necessários, trazendo desenvolvimento pessoal e social não só aos alunos, mas também a toda a comunidade que demonstrar interesse nas tecnologias.
   Em nossa escola, mesmo que de forma singela, estamos introduzindo a tecnologia no nosso dia-a-dia.
   A equipe gestora nos ATPCs, no planejamento, replanejamento, em algumas reuniões com pais, utilizam da multimídia para desenvolver seu trabalho. Além disso contamos com uma sala multimídia, com a sala do Acessa Escola disponíveis para uso dos professores , alunos  e comunidade. Estamos em fase de preparo de mais duas salas de multimídia, através do PROEMI.
   Na medida do possível, temos incentivado e oportunizado o uso das TICs em nosso ambiente escolar.

   Além de já termos criado um blog,  pensamos em produzir um site como um espaço de diálogo de toda a comunidade escolar, divulgando nele as reuniões e os eventos além do trabalho diário desenvolvido na escola, objetivando atrair a atenção dos pais e, com essa interação, permitir que os pais acompanhem a vida escolar dos alunos, reforçando o vínculo de parceria entre escola e comunidade, envolvendo.
 nesse processo, sendo esta uma meta estabelecida no PPP da Unidade Escolar.
    O fato é que não podemos mais ignorar  a importância da tecnologia no fazer pedagógico da escola. como diz José Manuel Moran: " As redes digitais possibilitam organizar o ensino e aprendizagem de forma ativa, dinâmica e variada, privilegiando a pesquisa, a interação e a personalização em múltiplos espaços e tempos presenciais e virtuais. Assim, a organização escolar precisa ser reinventada para que todos aprendam de modo mais humano, ativo, ético, integrando os aspectos individual e social os diversos ritmos, métodos e tecnologias, para ajudarmos a formar cidadãos plenos em todas as dimensões."
    Portanto, tanto gestores, quanto professores têm que assumir a responsabilidade de explorar a área tecno pedagógica de forma criativa, atrativa, eficaz e interessante no que diz respeito ao processo de construção do conhecimento, possibilitando ao aluno ocupar uma posição ativa, exercendo  o papel , também, de produtor e desenvolvedor de conteúdo, ultrapassando, muitas vezes, o ambiente da sala de aula.


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